Sutilezas da Amada: Esboço de uma leitura da Via Purgativa do Cântico Espiritual de João da Cruz pela ótica da filosofia de Blaise Pascal / Subtleties of the Beloved Soul:Outline for a reading of the Purgative Way of John of the Cross' Spiritual Canticle
Palabras clave:
Mística Comparada. João da Cruz. Cântico Espiritual. Blaise Pascal. Pensamentos.Resumen
Este artigo tem por objetivo contribuir para os estudos de mística comparada ao tentar esboçar um inventário das possíveis ressonâncias entre as vivências místicas de João da Cruz e Blaise Pascal no que tange aos limites de expressão linguística do intelecto humano e às sensações de sofrimento interior e perturbação íntima presentes principalmente na via purgativa do Cântico Espiritual do frade carmelita e nos Pensamentos do filósofo francês.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-07-19
Cómo citar
Carvalho, M. L. de. (2015). Sutilezas da Amada: Esboço de uma leitura da Via Purgativa do Cântico Espiritual de João da Cruz pela ótica da filosofia de Blaise Pascal / Subtleties of the Beloved Soul:Outline for a reading of the Purgative Way of John of the Cross’ Spiritual Canticle. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 6(1, jan-jun), 184–205. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/879
Número
Sección
Artigos de temática livre
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).