Uma proposta de renovação social: a caridade cristã como nova matriz civilizacional / A proposal of social renewal: Christian charity as a new civilizational matrix
Palabras clave:
Caridade. Igreja católica. Crise financeira. Crise civilizacional. Nova síntese humanista.Resumen
A recuperação e reinterpretação do conceito de caridade cristã – a nossa variável dependente – é relevante dada a renovada importância que, nos últimos anos, ele tem conquistado por causa da crise financeira mundial. Esta crise civilizacional, na opinião da Igreja católica, revalida-o, porquanto poucos como ele oferecem inspiração ao novo ideal social a construir. A nossa investigação propõe uma análise diacrónica, desde os inícios da era cristã até ao século XXI, que percorrerá inúmeras fontes primárias, como as sagradas escrituras ou os primeiros textos patrísticos, e ainda os mais recentes documentos encíclicos e estudos sobre a matéria. Assim, sugerimos uma revisão original e compreensiva da caridade, problematizando-a através da relação com as múltiplas variáveis independentes quer sejam políticas, sociais ou económicas. Chamaremos à colação, ainda que brevemente, o caso português de modo a dar expressão mais concreta à atualidade e validade do nosso objeto de estudo em sociedades secularizadas, laicas e, mais relevantemente, em situação de emergência social por causa da crise.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).