Os povos indígenas e a nova missão religiosa: o caso dos luteranos na Amazônia (décadas de 1970-1980) / Indigenous peoples and the new religious mission: the case of lutherans in Amazonia (1970s-1980s)

Autores/as

  • Rogério Sávio Link UFGD

Palabras clave:

Missão Religiosa. Povos Indígena. Teologia da Libertação. COMIN.

Resumen

No decorrer da década de 1970, como expressão da Teologia da Libertação, toma corpo uma nova forma de entender e fomentar a missão entre povos indígenas no Brasil; uma missão que não visa mais a conversão desses povos, mas sim a conversão da sociedade como um todo em favor de seus direitos e demandas. Em 1972, é criado o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) que representa, para a Igreja Católica, a expressão missionária dessa nova visão teológica. Dez anos mais tarde, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), é criado o Conselho de Missão entre Índios (COMIN) também como expressão dessa teologia e claramente influenciado pelo trabalho do CIMI. Este artigo quer abordar essa nova perspectiva missionária no âmbito do COMIN e o que possibilitou essa mudança de perspectiva missionária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rogério Sávio Link, UFGD

Doutor em Teologia (2008) pela Escola Superior em Teologia. Doutorando em História pela UFRGS e Pós-doutorando em História pela UFGD.

Publicado

2015-06-23

Cómo citar

Link, R. S. (2015). Os povos indígenas e a nova missão religiosa: o caso dos luteranos na Amazônia (décadas de 1970-1980) / Indigenous peoples and the new religious mission: the case of lutherans in Amazonia (1970s-1980s). PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 6(1, jan-jun), 144–156. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/808

Número

Sección

Artigos de temática livre