Peregrinação, violência e demonofobia: novas interpretações sobre o movimento messiânico-milenarista de Pau de Colher (Casa Nova, Bahia, 1934-1938) / Pilgrimage, violence, and demonophobia: new interpretations on the Pau de Colher movement

Autores/as

  • Filipe Pinto Monteiro Fiocruz

Palabras clave:

Pau de Colher, messianismo, peregrinação, religiosidade popular, messianism, pilgrimage, popular religion

Resumen

O artigo é uma nova tentativa de interpretação do movimento messiânico-milenarista de Pau de Colher que ocorreu no município de Casa Nova, sertão da Bahia, entre os anos de 1934 e 1938. O evento guarda vínculos estreitos com a atuação de Padre Cícero em Juazeiro do Norte e com a comunidade do Caldeirão dos Jesuítas, de José Lourenço, ambos no Ceará. O diálogo entre essas manifestações religiosas deu-se pelas mãos de Severino Tavares, beato que circulou por vários Estados do Nordeste. A partir das suas pregações sobre Caldeirão, surgiu a comunidade messiânica nos sertões casa-novenses, fato que levou muitos pesquisadores a pensar Pau de Colher como uma “etapa” de Caldeirão, como se deste último não se distinguisse. Ocupamo-nos aqui de dois fenômenos religiosos que, acreditamos, apontam para um sentido oposto a esta hipótese e iluminam o caráter inovador e “autônomo” de Pau de Colher. O primeiro é a gestação do projeto de peregrinação ao Caldeirão, processo que ao longo da história do movimento sofreu mudanças e funcionou não como um fator de desarticulação, mas sim de coesão do grupo; e a demonização do cotidiano e seus episódios de violência, negligenciados pelos trabalhos anteriores, e tomados neste texto como desdobramentos do projeto de peregrinação e também como resultado de intrigantes leituras da tradição cristã ocidental.

Abstract

The article is a new attempt to interpret the messianic-millenarian movement of Pau de Colher that occurred in the municipality of Casa Nova, Bahia`s hinterland, between 1934 and 1938. This event keeps close ties with the performance of Padre Cicero in Juazeiro do Norte and the community of Caldeirão dos Jesuítas, in José Lourenço, both in Ceará. The dialogue between these religious events was conducted by Severino Tavares, a devout that circulated throughout several northeast Brazilian states. From his preaching about Caldeirão, emerged a messianic community in the hinterlands of Casa Nova, a fact that led many researchers to think of Pau de Colher as a "step" towards Caldeirão, as if the former was not distinguished from this last one. Here we have been dealing with two religious phenomena that, we believe, indicate an opposite way regarding this hypothesis and enlighten the innovative and "autonomous" feature of Pau de Colher. The first one is the gestation of a project of pilgrimage to Caldeirão, a process that changed throughout the history of the movement and worked not as a factor of disarticulation, but for the cohesion of the group; the second one, the demonization of everyday life and its episodes of violence, neglected by the precedent studies, and taken in this text as a development of the pilgrimage project and a result of intriguing readings of the western Christian tradition.

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Biografía del autor/a

Filipe Pinto Monteiro, Fiocruz

Mestre em História Social pelo Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHIS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e Doutorando no Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS), da Casa de Oswaldo Cruz (COC)

Publicado

2013-08-12

Cómo citar

Monteiro, F. P. (2013). Peregrinação, violência e demonofobia: novas interpretações sobre o movimento messiânico-milenarista de Pau de Colher (Casa Nova, Bahia, 1934-1938) / Pilgrimage, violence, and demonophobia: new interpretations on the Pau de Colher movement. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 4(1, jan-jun), 62–92. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/671

Número

Sección

Artigos de temática livre