O caráter hermenêutico da filosofia da religião
Palabras clave:
Hermenêutica, Tradição, Linguagem.Resumen
A filosofia da religião, hoje, se compreendida como uma tarefa hermenêutica, demonstra consideráveis vantagens. Primeiro, porque possibilita reconhecer o valor presente na tradição filosófica, que lida extensivamente com o tema da religião. Segundo, a perspectiva hermenêutica reconhece simultaneamente a distância histórica e a participação mútua entre formulações filosóficas do passado e nossa condição presente. Esta perspectiva torna possível estabelecer um diálogo com o passado apesar do – e baseado no – estranhamento produzido pelas suas formulações. Terceiro, o caráter linguístico dos conceitos filosóficos não é concebido em termos de uma perspectiva transcendental, mas sua relação com a linguagem em geral e com a linguagem poética em particular são levadas em conta. Assim é possível ouvir a partir dos problemas passados algo sobre o desconforto que ainda nos diz respeito hoje – um assunto no qual o tema da religião continua a causar uma forte impressão.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-09-21
Cómo citar
Gross, E. (2010). O caráter hermenêutico da filosofia da religião. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 1(1, Jul-Dez), 38–53. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/6
Número
Sección
Artigos de temática livre
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).