Ummah e narrativas: história e identidade da religião islâmica
Palabras clave:
Ummah, Islã, IdentidadeResumen
As narrativas e história construída de um povo servem como recursos para a formação identitária. Esta pesquisa busca entender como a identidade islâmica na Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro (SBMRJ) é influenciada pela história da vida de Muhammad (o profeta do Islã) bem como pelas narrativas da primeira comunidade de fiéis muçulmanos. O trabalho procura ainda descrever a formação do Islã apresentando o desenvolvimento do conceito de ummah, comunidade global dos muçulmanos, a partir do primeiro momento da história do povo muçulmano; sendo que para isso, haverá a necessidade de reconstruir a ocasião em que Muhammad recebeu as revelações do Alcorão e os desdobramentos nas sociedades de Meca e Medina. As narrativas sobre o início do Islã se relacionam com o conceito de ummah, e isso influencia na construção da identidade para os fiéis muçulmanos que se reúnem na SBMRJ.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).