Ocio y educación en la formación del maestro de Ciencias Religiosas: resignificando la intolerancia religiosa

ressignificando a intolerância religiosa

Autores/as

Palabras clave:

Formação de professores, Lazer, Cultura, Religião

Resumen

O lazer é um fenômeno social e seu estudo tem um caráter interdisciplinar, podendo ser de contribuição para as diferentes áreas de conhecimento. A intolerância religiosa é um grave problema social que justifica conflitos, guerras, disputas e preconceitos. Assim, esta comunicação tem como objetivo compreender como a formação de professores de Ciências da Religião pode ser aprimorada e inovada para abordar a intolerância religiosa nas escolas. Foi realizada e analisada uma experiência pedagógica junto a estudantes de Ciências da Religião de uma instituição do sul do Brasil, da região serrana de Santa Catarina. Os resultados obtidos confirmam que os estudos do lazer e educação potencializam ações pedagógicas no combate à intolerância religiosa como a organização e realização da feira das religiões.

DOi.png 10.29327/256659.15.2-12

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cinthia Lopes da Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, Mestrado em Educação Física - área Estudos do Lazer e Doutorado em Educação Física - área Educação Física e Sociedade. Todos esses graus foram obtidos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professora efetiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde março de 2023, atuante em cursos de Educação Física - Bacharelado e Licenciatura e com disciplinas na área de conhecimento Lazer. E-mail: cinthialopes@ufpr.br

Lilia Aparecida Kanan, Universidade do Planalto Catarinense

É psicóloga, professora de cursos de Graduação, Especialização Lato Sensu, MBA, do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação e do do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu Mestrado Ambiente e Saúde da UNIPLAC (SC). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1983), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de SC, sob orientação do Prof. Dr. José Carlos Zanelli, além de pós-doutorado em Psicologia. E-mail: prof.lak@uniplaclages.edu.br

Jakobson Bill Ribeiro Silva Castro

Concluiu a graduação em Língua Portuguesa/Inglês e Literatura pela Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac (2008). Concluiu o Bacharel em Teologia pela Faculdade Batista do Paraná (2013). Pós-graduado em Língua Portuguesa: Produtor e Revisor pela Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac (2009). Pós-graduado em Educação das Relações Étnico-Raciais e Multiculturalismo pela Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac (2010). Atualmente cursa a graduação em Ciências da Religião que é uma parceria da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) e Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). E-mail: jakobsonbill@furb.br

Citas

BAKHTIN, M. Cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec; Brasília: Universidade de Brasília, 1987.

BURITY, Joanildo; GIUMBELLI, Emerson. Minorias Religiosas: identidade e política em movimento. Religião & Sociedade. v. 40. p. 9-18. 2020.

CONCEITO DE COMUNIDADE. Disponível em: https://conceito.de/comunidade. Acesso em 28 out 2022.

COSTA, Maximiliano Gonçalves. O sincretismo religioso no Candomblé. Anais do Simpósio Nacional de Estudos da Religião da UEG, 2019.

COSTA, Otávio Barduzzi Rodrigues. Intolerância religiosa na escola e formação docente –a influência do pentecostalismo no preconceito racial e religioso escolar. Brazilian Journal of Development, v.7, n.2. p.15069-15084. 2021.

CUSTÓDIO, E. S.; KLEIN, R. Ensino Religioso e diálogo inter-religioso nas escolas públicas: um desafio a ser enfrentado. Protestantismo em Revista, v. 36, p. 64-79, 2015.

ELEOTERIO, J. N. S. Intolerância religiosa e violência frente às práticas educacionais. Protestantismo em Revista, v. 46, n. 01, p. 64-79, 2020.

FECAM, Federação Catarinense de Municípios. Índice de Desenvolvimento Sustentável dos Municípios Catarinenses - 2020. Disponível em: https://indicadores.fecam.org.br/indice/estadual/ano/2022

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13. ed. Paz e Terra, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia tolerância. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

HAUT, Ja.; DOLAN, P.; REICHER, D.; GARCÍA, R. S. (Org.). Excitement processes: Norbert Elias’s unpublished works on sports, leisure, body, culture. Springer VS: Wiesbaden, 2018. 322 p.

LEITE, Fábio Carvalho. Liberdade de expressão e ofensa a sentimentos religiosos no Brasil. Revista General de Derecho Canónico y Derecho Eclesiástico del Estado, v. 60, n. 3. 2022.

MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas : Autores Associados, 5a Ed., 2012.

MARCELLINO, N.C. Lazer e educação. 17 ed. Campinas: Papirus, 2014.

MARCELLINO, N. C. (Ed.). Lazer e esporte: políticas públicas. Campinas : Autores Associados, 2021.

PORFÍRIO, F. "Intolerância religiosa"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/intolerancia-religiosa.htm. Acesso em 27 de março de 2023.

REQUIXA, R. Lazer e ação comunitária. São Paulo: SESC, 1973.

SANTA CATARINA. Diagnóstico da Realidade Social da Criança e do Adolescente do Esta-do de Santa Catarina Volume 01: Perfil de Crianças e Adolescentes e Mapeamento da Rede de Atendimento. 1ª Edição, Florianópolis, SC – Núcleo Criativo Painel – 2018

SANT'ANNA, Cristiano; SILVA, Isadora Souza da. Pensando diferença religiosa no combate ao racismo religioso/Thinking about religious difference in the fight against religious racism. PLURA, Revista de Estudos de Religião/PLURA, Journal for the Study of Religion, v. 11, n. 1, p. 128-143. 2020.

SANTOS, Thiago Teixeira. Formação de professores e religiões de matrizes africanas. Interações, v. 12, n. 22, p. 409-411, 2017.

SOARES, Denise Rodrigues; SILVA, Suzete Aparecida Gomes; DIAS, Luciene Oliveira. Decolonização da vivência religiosa como estratégia comunicacional. Revista Extraprensa, v.13, n. 2. p. 74-90. 2020.

STOTZ, E. N. Participação Social. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/parsoc.html. Acesso em 21 out 2022. 2022.

STURMER, A. B., COSTA, B. P. da. Território: aproximações a um conceito-chave da Geo-grafia. Geografia, Ensino & Pesquisa, Vol. 21 (2017), n.3, p. 50-60, 2017.

Publicado

2024-10-21

Cómo citar

Lopes da Silva, C., Aparecida Kanan, L., & Bill Ribeiro Silva Castro, J. (2024). Ocio y educación en la formación del maestro de Ciencias Religiosas: resignificando la intolerancia religiosa: ressignificando a intolerância religiosa. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 15(2), 280–295. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2251

Número

Sección

Comunicações