Disputas, controvérsias e o isolamento pedagógico do Ensino Religioso no Rio de Janeiro

Autores/as

  • Marcelo Brandão Araujo

Palabras clave:

Ensino religioso confessional, Escola pública, Isolamento pedagógico

Resumen

O objetivo deste artigo consiste em promover um debate acerca das disputas e controvérsias em torno da implementação e operacionalidade do Ensino Religioso a partir da Lei Estadual nº 3.459/00. O presente artigo também se propõe a analisar os motivos pelos quais o Ensino Religioso ainda permanece isolado em relação às outras disciplinas que compõem a grade curricular. Além disso, se dedica à discussão de alternativas que possam contribuir para a superação do isolamento pedagógico do Ensino Religioso. Para isso, foi realizada uma pesquisa nos portais Google Acadêmico, Periódicos da CAPES e Scientific Eletronic Library Online (SciElo) utilizando as palavras-chave: ensino religioso e ensino religioso confessional. Também foi feita uma revisão bibliográfica de publicações impressas de autores que pesquisaram sobre o tema em questão. Os resultados apontam que os tensionamentos em relação ao Ensino Religioso ainda não foram totalmente superados e se arrastam até os dias de hoje, sobretudo no que diz respeito ao seu caráter confessional, a inobservância ao princípio da laicidade do Estado brasileiro e a prática de proselitismo.

 

DOI: https://doi.org/10.29327/256659.13.2-13

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Biografía del autor/a

Marcelo Brandão Araujo

Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (FUV) e doutorando em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

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Publicado

2023-01-23

Cómo citar

Araujo, M. B. . (2023). Disputas, controvérsias e o isolamento pedagógico do Ensino Religioso no Rio de Janeiro . PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 13(2), 226–241. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2196