A Religião entra pelo Porta dos Fundos

Autores/as

  • Marcelo Martins Barreira UFES

Palabras clave:

Política Cultural, Porta dos Fundos, Democracia, Religião, Filosofia

Resumen

A produtora de vídeos “Porta dos Fundos” é um veículo de política cultural. Neste artigo empreendemos uma análise de sua política cultural pelo eixo da temática religiosa, tão desafiadora para a laicidade democrática como forte expressão da cultura comum. A produção audiovisual mobiliza ativa e politicamente a imaginação do espectador, contribuindo, no caso, com o debate da temática religiosa e oportunizando um deslocamento da visão de mundo do espectador com o fito de ampliar a sua capacidade interpretativa sobre o “sagrado religioso” que, enquanto expressão político-cultural, não tem nada de “sagrado” ou separável das intemperes da esfera pública marcada pela laicidade democrática. Por isso, a abordagem múltipla e inclusiva presente nos vídeos de temática religiosa do coletivo Porta dos Fundos são modos de qualificação do nível de efetiva democratização da sociedade brasileira. A incapacidade de rir sobre temas “sagrados” pelos curtas e pelos especiais de Natal do Porta dos Fundos aponta, para além de um salutar tensionamento, os estreitos limites político-culturais de um país ainda pouco amadurecido em seus princípios institucionais e democráticos.

 

DOI: https://doi.org/10.29327/256659.13.2-9

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Biografía del autor/a

Marcelo Martins Barreira, UFES

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Publicado

2023-01-23

Cómo citar

Barreira, M. M. (2023). A Religião entra pelo Porta dos Fundos. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 13(2), 148–169. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2192

Número

Sección

Seção temática: Religião e a história do tempo presente no Brasil