Quem tem fé vai a pé

festa e devoção na Romaria do Senhor dos Aflitos, no Povoado do Cantinho em Barreiras, Bahia

Autores/as

  • Wesley Lima Universidade Federal do Tocantins

Resumen

a Romaria do Senhor dos Aflitos, organizada no Povoado do Cantinho, localizado no município de Barreiras-Bahia, ocorre anualmente há mais de 290 anos. O presente artigo busca, a partir da análise do documentário “Especial Cantinho do Senhor dos Aflitos”, ponderar acerca dessa celebração religiosa e do lugar sacralizado pelos devotos, objetivando interpretar as manifestações religiosas, os ritos de fé e o fenômeno dessa procissão. Nesse contexto, utiliza-se o levantamento bibliográfico, tendo como síntese a pesquisa qualitativa e o recorte de método fenomenológico. Dessa forma, a partir das análises, verificou-se que essa Romaria possui uma historicidade secular que demarca seu poder simbólico para os sujeitos da região e para os devotos do catolicismo e tornou-se um espaço de representação por meio de um itinerário simbólico entre fixos e fluxos.

DOi.png https://doi.org/10.29327/256659.14.1-7

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wesley Lima, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Desenvolvimento Regional e mestre em Geografia pela pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em História na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). E-mail: lima. wesley@uft.edu.br

Citas

CARNEIRO, Sandra de Sá. Espaço e religião. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (Orgs.). Geografia cultural: uma antologia, volume II. Rio de Janeiro, EdUERJ, 2013, p. 133 - 146.

CASTRO, Jânio Roque Barros de. A topografia do sagrado e a natureza mítica das cidades-santuários: uma leitura a partir da cidade de Bom Jesus da Lapa – BA. Espaço e Cultura. UERJ, Rio de Janeiro, n. 24, p. 33-43, 2008. Disponível em: <https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/view/3572>. Acesso em: 20 mar. 2022.

CERBONE, David. Fenomenologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

DIAS, Amanda Regina Martins; CASTILHO, Katlin Cristina de; SILVEIRA, Viviane da Silva. Uso e interpretação de imagens e filmagens em pesquisa qualitativa. Ensaios Pedagógicos (Sorocaba), vol.2, n.1, 2018, p.81-88. Disponível em: <http://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/download/66/91>. Acesso em: 05 abr. 2022.

DUARTE, Ana Helena Delfino. Romarias: experiência de fé e circularidade cultural. Anais do XX Encontro Regional de História: História e Liberdade. ANPUH/SP – UNESP-Franca. p. 1 – 23, set, 2010.

DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

DWORAK, Krzysztof. As romarias da Lapa como experiência do encontro no contexto lítico do Santuário do Bom Jesus da Lapa: chamado e resposta. Tese. (Doutorado em Ciência da Religião), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, São Paulo, 2014.

ESPECIAL CANTINHO DO SENHOR DOS AFLITOS. Youtube. 17 jul. 2017. 19m19s. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fMnn6vD03KA&t=30s>. Acesso em: 02 mar. 2022.

ELIADE, Mircea. O Sagrado e o profano: A essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

GIL FILHO, Sylvio Fausto. Espaço sagrado: estudos em geografia da religião. Curitiba: InterSaberes, 2012.

LEITE, Francisco Tarciso. Metodologia cientifica: métodos e técnicas: monografias, dissertações, teses e livros. Aparecida — SP, Ideais e Letras, 2008.

MARCHI, Ligia Betim. Pontes da passagem: por uma fenomenologia do lugar. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo), Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória, ES, 2015.

NUNES NETO, Francisco Antonio. A invenção de uma tradição : a Festa do Senhor do Bonfim em jornais baianos. Tese (Doutorado em cultura e sociedade), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, BA 2014.

OLIVEIRA, Jaqueline de Mendonça. Caminhos que levam à Romaria. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social), Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Florianópolis, SC, 2014.

ROSENDAHL, Zeny. O sagrado e sua dimensão espacial. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (orgs.). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2012, p. 73 – 100.

STEIL, Carlos Alberto. O Sertão das Romarias. Um estudo antropológico sobre o santuário de Bom Jesus da Lapa – Bahia. Petrópolis: Vozes, 1996.

TURNER, Victor. Dramas, Campos e Metáforas. Ação simbólica na sociedade humana. Niterói, EdUFF, 2008.

VENANCIO FILHO, Raimundo Pinheiro. Romarias e lugares sagrados no sertão da Bahia: leituras e memórias em Monte Santo. Revista Brasileira de História das Religiões. ANPUH, Ano XIII, n.38, p. 37 – 58, 2020. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RbhrAnpuh/article/download/54656/751375150680/>. Acesso em 04 abr. 2022.

Publicado

2023-06-20

Cómo citar

Lima, W. (2023). Quem tem fé vai a pé: festa e devoção na Romaria do Senhor dos Aflitos, no Povoado do Cantinho em Barreiras, Bahia. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 14(1), 157–172. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1976

Número

Sección

Religião, política e espaço público