Igreja, “serviço essencial”?
Compreendendo argumentos de parlamentares evangélicos
Palabras clave:
Pandemia, Evangélicos, Serviço essencialResumen
A presença de atores do campo religioso na esfera pública brasileiro tem sido atestada por uma série de estudos no campo das diversas ciências. A pandemia de Covid-19, no ano de 2020, possibilitou a tais sujeitos uma mobilização ainda mais intensa com vistas a modi-ficar o status de serviço social prestado pelos tempos religiosos: a intensa mobilização, nas diversas Casas Legislativas do Brasil, em busca da inclusão de igrejas entre os “serviços essenciais” assegurados pelo poder público durante momentos de pandemias. O presente artigo busca apresentar e analisar, os argumentos postos em circulação por três deputados estaduais evangélicos, do estado do Ceará, que, ao proporem tal inserção, opunham-se ao governador do estado e se alinhavam a um certo negacionismo do presidente da República na condução da referida pandemia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).