Estudos da religião em tempos de COVID-19
entrevista com Rodrigo Toniol
Resumen
Rodrigo Ferreira Toniol é Professor adjunto do Departamento de Antropologia Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Unicamp. Bolsista de Produtividade do CNPq. Graduado em ciências sociais, mestre e doutor em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou parte de seu doutoramento no programa de antropologia da University of California San Diego (UCSD). Foi pesquisador visitante no Ciesas/Guadalajara (México) e na Universidade de Utrecht (Holanda). Realizou estudos de pós-doutorado no departamento de filosofia e estudos de religião da Universidade de Utrecht e no departamento de antropologia da Unicamp. É presidente da Associação dos Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (2018- 2022). Coordena do projeto de pesquisa Espiritualidade institucionalizada, apoiado pela Fapesp na modalidade Jovem Pesquisador. É editor do periódico Debates do NER. É membro do Comitê de Pesquisa de Sociologia da Religião da Sociedade Brasileira de Sociologia e da Comissão Editorial de Livros da Associação Brasileira de Antropologia. Suas pesquisas privilegiam os seguintes temas: corpo, saúde, ciência e religião. Entre seus trabalhos, destacam-se as funções de editor e autor da Encyclopedia of Latin American Religions (ed. Springer), a autoria dos livros On the nature trail (ed. N.Science Publishers, 2015) e Do espírito na saúde (Ed. LiberArs, 2018); além da organização, entre outras, das obras: Conservadorismos, Fascismos e Fundamentalismos (Ed. Unicamp, 2018), Como as coisas importam: uma abordagem material da religião (ed. UFRGS, 2019), Cientistas sociais e o Coronavirus (ed. Anpocs, 2020) Entre trópicos : Diálogos de estudios Nueva Era entre México y Brasil (Casa Chata, 2018). Escreve para o jornal Estado de S. Paulo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).