A linguagem cinematográfica de Wagner de Assis como interseção entre espiritualidade, saúde e educação / The cinematographic language of Wagner de Assis as an intersection between spirituality, health and education

Autores/as

  • Márden Cardoso Miranda Hott Universidade Federal de Minas Gerais
  • Amanda Márcia dos Santos Reinaldo

Resumen

Wagner de Assis é carioca (Rio de Janeiro /1971), formado em Jornalismo pela Faculdade da Cidade e em Cinema pela New York Film Academy. Iniciou sua carreira jornalística em 1993 na TV Globo e em 1977 criou a Cinética Filmes. Com 27 anos de profissão no jornalismo e 23 anos de labor no cinema, atualmente desenvolve trabalhos como diretor, produtor e roteirista de filmes, tendo se notabilizado por inserir no setor cinematográfico obras com vertentes espiritualistas. Agrega em seu currículo longas-metragens com temáticas diversas e apresentados em dezenas de países; publicações literárias; autoria de telessérie; colaborações em novelas; e segue ativamente desenvolvendo novos projetos.

Partindo do princípio de que os meios de comunicação possibilitam o exercíciode linguagens que permitem a circulação de percepções sob as mais variadas tônicas em contextos transdisciplinares e multiculturais, este pode impactar espectadores contribuindo tanto para a reprodução, quanto para o questionamento de realidades sociais (Martins et al., 2016). Nestes termos, entendemos que Wagner de Assis é detentor de expressiva representatividade no cenário audiovisual. O mesmo versa sobre o seu foco sutil em problemáticas imbuídas em suas obras que perpassam por vertentes que movimentam a saúde coletiva brasileira ao abordar tópicos de incidência global, universalizando o caráter antropológico.

Neste sentido, a utilização do meio de comunicação, o cinema, figura com valioso recurso produtivo que funciona como verdadeiro registro etnológico (Codato, 2010), se apodera da ligação das artes com a vida social dotado das práticas opífises com potenciais não somente estéticos, mas gnosiológicos, éticos, culturais e políticos (Žižek, 1995). Espiritualidade, saúde mental e a educação para a vida e para a morte são temas abordados neste trabalho. Nosso entrevistado concordou gentilmente em responder aos questionamentos em agosto de 2019, demonstrando seu envolvimento e altruísmo para colaborar com causas comunitárias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márden Cardoso Miranda Hott, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Saúde Coletiva e Comunicação Humana, Especialista em Pedagogia para o Ensino em Saúde - Pesquisadora das àrea de Saúde mental e espiritualidade.

Publicado

2021-03-04

Cómo citar

Hott, M. C. M., & dos Santos Reinaldo, A. M. . (2021). A linguagem cinematográfica de Wagner de Assis como interseção entre espiritualidade, saúde e educação / The cinematographic language of Wagner de Assis as an intersection between spirituality, health and education. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 11(2), 8–18. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1757