A parceria Associação Brasileira de História das Religiões/Paulinas: experiências de publicações em estudos de religião
Resumen
Nesse artigo refletimos sobre os esforços, as dificuldades e os avanços verificados para na parceria entre a ABHR e as Edições Paulinas no que se refere à publicação de pesquisas em estudos de religião. Como se trata de analisar textos impressos e suas formas de autorização e veiculação guiamo-nos pela compreensão de Roger Chartier acerca dos livros e de seus usos. Para esse autor, as mensagens religiosas, culturais, políticas e sociais, como toda leitura, não são discursos neutros, antes, eram exteriorizações das percepções do mundo social. A ABHR, fundada em 1999, precisava de um espaço de publicação – e de uma editora - que chancelasse junto à comunidade acadêmica os textos produzidos por seus pesquisadores. Verificamos, no artigo, o processo de constituição desse espaço de publicação junto aos seus membros, apontando os avanços e problemas que cercaram tais edições.
Palavras-chave: Religião. Sociedade. Diversidade Religiosa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).