Ciência da Religião e transposição didática: compreensão e impacto no ensino religioso / Study of Religion and didactic transposition: understanding and impact on religious teaching

Autores/as

  • Rodrigo Oliveira dos Santos

Palabras clave:

Ciências da Religião. Transposição Didática. Ensino Religioso.

Resumen

O desafio em torno da transmutação do saber produzido nos espaços científicos para os espaços escolares tem sido objeto da transposição didática. Trata-se de adequar determinado objeto do saber apto para o ensino. Nesse sentido, o estudo sobre religiões, em toda sua complexidade, como objeto de saber da Ciência da Religião enfrenta também esse desafio na sua adoção como área do saber a ensinar nos cursos de formação inicial de professores e do saber ensinado dos seus resultados no Ensino Religioso. Essa construção é recente e já conta com várias experiências no país em meio ao desafio epistemológico e político que persiste na definição da Ciência da Religião como área científica que assegura autonomia teórico-metodológica e pedagógica ao ensino religioso como os demais objetos do saber escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-10-10

Cómo citar

Santos, R. O. dos. (2018). Ciência da Religião e transposição didática: compreensão e impacto no ensino religioso / Study of Religion and didactic transposition: understanding and impact on religious teaching. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 9(1, jan-jul), 30–55. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1477

Número

Sección

Ensino Religioso: transposição didática e estratégias