Construir a igreja de sempre. Estudo sobre a afirmação de identidades no catolicismo e no evangelismo da Argentina contemporânea
Palabras clave:
identidades socio-religiosas. Cristianismo. estudios comparativos. Argentina contemporánea.Resumen
O artigo procura contribuir ao estudo comparativo de comunidades cristãs nas sociedades modernas e contemporâneas. Para tal finalidade analisam-se duas comunidades: uma delas católica e a outra evangélica. A católica chama-se Fraternidad Sacerdotal San Pío X; a evangélica, Irmãos Libres. O trabalho privilegia uma abordagem genética e etnográfica, perspectiva que permite pôr em evidência similitudes entre ambos os grupos em relação aos seus posicionamentos no campo religioso contemporâneo: a apelação à autoridade da tradição nos discursos dos especialistas; a sacralização de rituais específicos; os modos e a orientação na transmissão de valores morais em torno à sexualidade e às relações de gênero. Ao traçar analogias e homologias entre grupos que a teoria classifica em marcada dicotomia, descobrimos relações e temas que levam a um conhecimento aprofundado de ambas as comunidades e revelam aspectos pouco integrados nos atuais debates sobre a diversidade cultural e religiosa na Argentina.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).