Os Adventistas do Sétimo Dia e o fundamentalismo cristão: Uma avaliação histórica e teológica / Seventh-day Adventists and Christian Fundamentalism: A Historical and Theological Assessment
Palabras clave:
Fundamentalismo. Adventismo. Inspiração verbal. Inerrância bíblica.Resumen
O objetivo deste artigo é responder à pergunta: os adventistas são fundamentalistas? A resposta depende do sentido que se dá ao termo fundamentalismo: o sentido histórico objetivo ou o sentido metafórico expandido. Esta pesquisa usará o fundamentalismo histórico original como parâmetro para uma avaliação através da revisão bibliográfica. Com base nessa pesquisa, é possível concluir que, apesar de ter algumas afinidades com o conservadorismo teológico do fundamentalismo, o adventismo não sustenta algumas crenças centrais do fundamentalismo, como a inspiração verbal e a inerrância bíblica. Apesar disso, por causa da polarização entre fundamentalistas e liberais no início do século XX, os adventistas por vezes se identificaram como fundamentalistas, e tal identificação produziu efeitos que se fazem sentir até hoje dentro do adventismo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).