Modelos devocionais e agenciamentos na festa e romaria a N. Sra. de Caravaggio (Farroupilha-RS) / Devotionals models and agencies at the party and pilgrimage to Mary Caravaggio (Farroupilha-RS)
Palabras clave:
Modelos Devocionais. Agenciamentos. Devoção Mariana.Resumen
Através de pesquisas etnográficas realizadas no contexto da festa e romaria de N. Sra. de Caravaggio, na cidade de Farroupilha-RS, buscou-se na relação construída com os agentes implicados nesta realidade compor algumas linhas da ação significativa para a manutenção e mudança dos arranjos devocionais expostos como modelos. Investimos em compreender como os agenciamentos de diferentes atores influenciam os modelos devocionais. Para tanto, compomos percepções de observações e descrições das ações presentes na produção e promoção da romaria e de outras atividades, como caminhadas, revitalização de espaços sagrados e divulgação da devoção. Tais pistas nos levaram a perceber que a elaboração de um Projeto de Igreja, com base nesta devoção mariana, encontra-se cada vez mais direcionada a dialogar com as diferentes formações culturais que interpelam as iniciativas efervescentes nesta manifestação religiosa, sejam estas provenientes de repertórios memorialista, tradicional e modernizante.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).