Continuidade com a história e dialógo com as periferias ubanas no espiritismo venezuelano / Continuity with the past and dialogue with urban outskirts in Venezuelan spiritism
Palabras clave:
Maria Lionza. Espiritismo. Cultos de possessão.Resumen
Através da possessão e de rituais de cura, o culto de Maria Lionza expressa os mitos e a história venezuelana, assim como sua forte ligação com a natureza e a violência urbana. Com a industrialização da Venezuela e as migrações das áreas rurais para as cidades, o culto estendeu-se e fragmentou-se nos numerosos centros das periferias. Desta forma, abriu-se a novas influências esotéricas e incorporou a cultura juvenil e a violência urbana. Por outro lado, em sua origem, na Montanha de Sorte, há várias tentativas de unificar e controlar o culto, propondo uma ortodoxia espírita baseada em ideais nacionais, tradicionalistas, indigenistas e ecológicos. Neste artigo apresento a história do culto de Maria Lionza, as principaias versões do mito ao redor do qual se organizou o culto, o panteão espírita e os principais rituais.Descargas
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Publicado
2016-08-09
Cómo citar
Calvo, D. (2016). Continuidade com a história e dialógo com as periferias ubanas no espiritismo venezuelano / Continuity with the past and dialogue with urban outskirts in Venezuelan spiritism. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 7(1, jan-jun), 44–68. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1145
Número
Sección
Seção Temática: Religião e periferia urbana na América Latina / Religion and the urban periphery in Latin America
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