A construção da alternativa: contracultura, movimento alternativo e ecovilas / The making of the alternative: counterculture, alternative movement and ecovillages

Autores/as

  • Beatriz Teixeira Weber UFSM
  • Giovan Sehn Ferraz UFSM

Palabras clave:

Contracultura. Movimento Alternativo. Ecovilas. Arca Verde. História Oral.

Resumen

Neste artigo, procuramos trazer uma contribuição à compreensão das estratégias de um grupo em resposta à percepção de um mundo capitalista, urbanizado e industrializado, o qual teria provocado diversas mazelas – econômicas, sociais, ambientais e espirituais. Para isso, aproximamos nosso olhar sobre o fenômeno de construção das comunidades alternativas, em dois momentos distintos: entre as décadas de 1970 e 1980, sob forte influência da contracultura norte-americana; e da década de 1990 para os dias atuais, com as chamadas ecovilas. Este artigo faz parte de um projeto de pesquisa maior, no qual trabalhamos com a História Oral de uma das experiências do atual movimento de ecovilas, o Instituto e Ecovila Arca Verde, a partir do ponto de vista de três de seus moradores. No presente trabalho, centramos nossa atenção nas concepções de espiritualidade e visões de mundo construídas pelos atores destes movimentos e nas suas propostas de alternativas ao mundo percebido pelos mesmos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Beatriz Teixeira Weber, UFSM

Professora titular da Universidade Federal de Santa Maria. Possui Doutorado em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Pós-doutorado em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ (2006). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: história e memória, história e saúde, história da homeopatia, história da medicina e patrimônio cultural da saúde. Atua no Programa de Pós-graduação em História da UFSM.

Giovan Sehn Ferraz, UFSM

Mestrando em História pela Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa Cultura, Migrações e Trabalho. Graduado em História pela mesma instituição. Pesquisa a contracultura e o movimento alternativo no Brasil.

Publicado

2016-08-09

Cómo citar

Weber, B. T., & Ferraz, G. S. (2016). A construção da alternativa: contracultura, movimento alternativo e ecovilas / The making of the alternative: counterculture, alternative movement and ecovillages. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 7(1, jan-jun), 405–438. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1143

Número

Sección

Artigos de temática livre