Pensar uma laicidade cosmopolita / Thinking a cosmopolitan laicity
Palabras clave:
Laicidade. Cosmopolitismo. PeriferiaResumen
Partindo da crítica ao conceito de soberania, que tanto se fundaria na teologia-política, quanto suportaria o conceito de secularização, pensamos um conceito que nos permita articular em sociedades cada vez mais plurais, como o Brasil, a convivência pacífica entre diferentes, o reconhecimento das diferenças numa mesma sociedade por meio do diálogo em busca de uma ampliação da justiça e partilha do bem social em um mundo fragmentado, aberto e em transformação. Nosso texto, então, busca aproximar o debate sobre a laicidade com os trabalhos em torno do cosmopolitismo, tendo em vista o ideário democrático de liberdade e igualdade, privilegiando os interesses dos mais vulneráveis. Portanto, trabalhar os debates sobre a questão da Religião e Estado, mas que nos permita perceber a ampliação de uma democracia social.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-07-18
Cómo citar
Nicolini, M. H. de O. (2016). Pensar uma laicidade cosmopolita / Thinking a cosmopolitan laicity. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 7(1, jan-jun), 372–404. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1136
Número
Sección
Artigos de temática livre
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).