Identidade Espírita no Brasil e em Portugal: uma comparação institucional / Spiritist Identity in Brazil and Portugal: an institutional comparison
Palabras clave:
Identidade. Espiritismo. Brasil. Portugal. Religião.Resumen
O artigo tem como proposta identificar elementos da identidade do Espiritismo em Portugal e no Brasil. Para isso, são analisados os nomes das instituições religiosas em ambos os países. A partir das informações contidas nos sites da Federação Espírita Portuguesa (FEP) e da Federação Espírita Catarinense (FEC), foi construído um banco de dados com 72 e 150 nomes de instituições, respectivamente. Com a utilização do software AntConc pode-se identificar as palavras mais recorrentes, sua localização na composição dos nomes e a associação estatística entre elas. Observou-se, assim, a predominância das “associações culturais” (PT) versus os “centros espíritas” (BR) na identificação das instituições espíritas.
DOI: 10.5935/2179-0019/plura.v8n1p95-118
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).