Teologia ou estereótipo: O que define o fundamentalismo cristão? / Theology or stereotype: What defines Christian fundamentalism?
Palabras clave:
Fundamentalismo cristão. Inspiração verbal. Inerrância bíblica.Resumen
O termo “fundamentalismo” possui hoje sentidos diversos. Pode indicar desde um grupo de religiosos piedosos e pacíficos até um grupo de fanáticos intolerantes e violentos. Através de revisão bibliográfica, este artigo fará uma avaliação do atual uso do termo fundamentalismo à luz do fundamentalismo original. Ao analisar-se o conteúdo teológico do movimento fundamentalista histórico em comparação ao que se chama hoje de fundamentalismo, enormes diferenças vêm à tona, e fica evidente a carência de definições mais precisas de termos e conceituações mais objetivas, que vão além dos estereótipos.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-01-18
Cómo citar
Malheiros, I. (2016). Teologia ou estereótipo: O que define o fundamentalismo cristão? / Theology or stereotype: What defines Christian fundamentalism?. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 6(2, jul-dez), 256–277. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1114
Número
Sección
Artigos de temática livre
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).