Noite na macumba: as religiões afro-brasileiras e o bailado de Eros Volusia / Night at the Macumba: the Afro-Brazilian religions and the dancing of Eros Volusia

Autores/as

  • Rossana Gomes Britto UFES
  • Luciano Campos Tardock

Palabras clave:

Eros Volusia. Gênero. Religiões. Arte. Umbanda.

Resumen

 

Este artigo trata um pouco da vida, arte e impacto que a bailarina Eros Volusia (1914-2004) causou durante a sua vida artística sempre levando aos palcos danças com temas ligados a questões afro-brasileiras atinentes à prática da umbanda no Rio de Janeiro dos anos 1930, período em que esta religiosidade ainda não era reconhecida e onde o governo apresentava sutil preferência para o espiritismo de linha kardecista, visto com melhores olhos por sua origem europeia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rossana Gomes Britto, UFES

Sou Professora Adjunta em Brasil Colonial da UFES.

Publicado

2016-01-06

Cómo citar

Britto, R. G., & Tardock, L. C. (2016). Noite na macumba: as religiões afro-brasileiras e o bailado de Eros Volusia / Night at the Macumba: the Afro-Brazilian religions and the dancing of Eros Volusia. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 6(2, jul-dez), 307–319. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1037

Número

Sección

Comunicações