Velhas devoções, novas devoções: mediações e mudanças no cristianismo devocional contemporâneo
Palabras clave:
Cristianismo devocional, Mediações, Produção de santidadeResumen
O artigo discute aspectos e características das chamadas novas devoções populares, buscando delimitar registros empíricos que permitam analisar continuidades e descontinuidades havidas nas experiências religiosas populares. Do escopo das mudanças, o autor aponta a importância do reconhecimento e da análise das mediações operadas no consumo da imagética religiosa, que se produzem no atual campo do pluralismo religioso. O princípio que opera tais mediações se desdobra, nessa elaboração, como proposta de análise da produção da santidade na experiência religiosa popular contemporânea.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-09-21
Cómo citar
Lopes, J. R. (2010). Velhas devoções, novas devoções: mediações e mudanças no cristianismo devocional contemporâneo. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 1(1, Jul-Dez), 109–135. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/10
Número
Sección
Seção Temática: Mediações na Religiosidade Popular
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).