“Pequenos Santos”: uma devoção familiar
Keywords:
catolicismo popular, santos, romaria, Finados, almasAbstract
A figura do santo tem sido estudada pelas ciências sociais, mas pouca atenção foi dada às almas dos defuntos, tidos por sua família como verdadeiros santos. O artigo retoma o estudo da santidade, particularmente os santos “do povo”. Para fundamentar o estudo são usados os dados de uma pesquisa de campo realizada no dia de Finados de 2008. Fica claro que os atos da piedade popular para com as almas dos mortos implicam, como no caso dos demais santos, em fazer pedido e pagar promessas, bem como visitar seu túmulo, como uma forma de pequena romaria familiar. A argumentação em favor do reconhecimento sociológico dos “pequenos” santos conclui que eles se distinguem da categoria genérica de “almas” por seu caráter personalizado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).