Der Gottesname Nyambi
O nome do deus Nyambi
Abstract
Na língua dos colonizadores, os “povos bantu” dizem respeito, de maneira geral, às populações de um mesmo tronco etnolinguístico, oriundas de um amplo conjunto de regiões que conformam parte expressiva da África Ocidental. Ao longo dos séculos, como fruto dessa perspectiva generalista, a diversidade cultural e cosmológica dos povos e etnias desses territórios tendeu a axiomas reducionistas, frequentemente limitados a interpretações superficiais e universalistas sobre seus conceitos, filosofias e práticas. O artigo "Der Gottesname Nyambi" (O Nome Divino Nyambi), de Paul Schebesta, publicado na revista Anthropos em 1964, é uma contribuição breve, mas significativa, para o debate antropológico e etno-histórico sobre a origem e o significado do nome divino Nyambi (e suas variações como Yambe, Ndyambi, Nzambi, Zambi, Zam) em culturas da África Ocidental. O texto de Schebesta atua como uma crítica direta às conclusões de Walter Hirschberg, que, em um trabalho anterior, tendo como locus o Reino do Congo, sugeriu que o conceito de Nyambi como uma divindade suprema e criadora, e seu nome, teriam surgido apenas com a colonização europeia, sob a influência do Cristianismo.
Downloads
References
Autor: Paul Schebesta
Fonte: Anthropos, Vol. 59, H. 1./2. (1964), pp. 267-269
Publicado por: Instituto Anthropos
URL estável: http://www.jstor.org/stable/40456290
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).