Um filme e uma religião, uma rosa e o corpo, pensar e definir

provocações filosóficas

Authors

Keywords:

Definir; Interpretar; Corpo; Racionalidade.

Abstract

O nome da rosa é, para além de uma obra que ilustra o mundo europeu medieval e o poder exercido pela Igreja Católica da época, um filme para refletir sobre os tipos de racionalidade, relações de poder que esses tipos de racionalidades produzem e seus equívocos. Ao refletir sobre essas questões a partir de uma reconstituição histórica verossímil, as reflexões produzidas pelo longa podem levar a uma atitude de reelaboração epistêmica das posições que assumimos ao interpelar o mundo, à medida que instiga a rever conceitos, refazer ideias, reelaborar perspectivas, ampliar o modo de ver o corpo e a racionalidade. Para interpretá-lo desta maneira, fizemos uso de uma revisão bibliográfica qualitativa a fim de destacar pontos nem sempre considerados como fundamentais, mas que se impõem política, social e culturalmente. 

DOi.png 10.29327/256659.15.2-17

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Author Biography

Paulo Sérgio Raposo da Silva, Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM-UFRN)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possui graduação em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e mestrado em Educação pela UFRN, onde integra o Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM) como pesquisador. E-mail: pauloraposo10@gmail.com.

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Published

2025-02-25

How to Cite

Silva, P. S. R. da. (2025). Um filme e uma religião, uma rosa e o corpo, pensar e definir: provocações filosóficas. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 15(2), 280–298. Retrieved from https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2450

Issue

Section

Artigos de temática livre