As Bíblias de Família Ilustradas do século 19 e o surgimento da cultura visual no protestantismo estadunidense e de missão / Pictorial Family Bibles of the 19th century and the emergence of a visual culture in American Protestantism and mission
Abstract
Este artigo se dedica a uma das mais antigas representações da cultura visual evangélica brasileira, as Bíblias de Família Ilustradas (Pictorial Family Bibles), nos EUA criadas a partir de 1846 e trazidas para o Brasil pelo protestantismo de missão. Reconstrói-se o desenvolvimento desse gênero bíblico no século 19, unindo as tradições das Bíblias de Casa alemãs, (Hausbibeln) das Bíblias de Família inglesas (Family Bibles) e das Bíblias ilustradas. Analise-se as circunstâncias do surgimento desse gênero de Bíblia nos EUA justamente nessa época – a crescente rejeição do uso da Bíblia Protestante (King James Bible) entre 1850 e 1870 nas escolas e nos espaços públicos favoreceu uma nova ênfase do seu uso na família. Reflete-se sobre a ampla aceitação das Bíblias de Família Ilustradas, comprovadas por edições metodistas (Harper), batistas (Brown) anglicanas, presbiterianos e católicas. Afirma-se seu impacto cultural, considerando seu uso diário nas práticas devocionais das famílias. Conclua-se que Bíblias de Família Ilustradas eram obras religiosas prestigiadas e, ao mesmo tempo, populares e bastante difundidas, sinais do surgimento de uma cultura visual protestante estadunidense com eco em suas missões.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).