O pensamento de libertação latino-americano no discurso religioso cristão na segunda metade do século XX / The thought of Latin American liberation in Christian religious discourse in the second half of the twentieth century
Keywords:
América Latina. Teologia da Libertação. Teologia da Missão Integral. discurso e política.Abstract
A influência do pensamento de libertação latino-americano provocou inquietações, principalmente após a Revolução Cubana, na segunda metade do século XX. Nesse sentido, buscamos compreender como ele influenciou o discurso cristão difundido na América Latina, sobretudo no Brasil, bem como estabelecer relações entre os discursos cristão católico e cristão protestante (Teologia da Libertação e Teologia da Missão Integral). O pensamento de libertação se origina com a dominação europeia imposta à América Latina, tornando-se mais pujante com a influência socialista no século XX. Com base em fontes bibliográficas, identificamos que decorrente do pensamento de libertação latino-americano, o discurso se altera de dentro para fora das Instituições, que buscam manter suas convicções, além de assimilar a nova concepção de evangelismo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).