Reações à reforma luterana no Norte: as diversas faces da heresia e heterodoxia na História de Gentibus Septentrionalibus, de Olaus Magnus (XVIs) / Reactions to the Lutheran Reformation in the North: the various faces of heresy and heterodoxy in the
Keywords:
Escandinávia Medieval. Europa Setentrional. História Eclesiástica. Reforma Luterana.Abstract
Este artigo possui dois objetivos principais: de forma mais ampla, pretendemos analisar a temática da heterodoxia religiosa na Europa do Norte na transição do período medieval para a Idade Moderna. Neste sentido, analisaremos a transformação que o conceito de heresia sofreu entre os dois períodos dentro da cristandade; de modo mais específico, observaremos o contexto sueco na primeira metade do século XVI como estudo de caso emblemático devido às Reformas protestantes e à quebra da União de Kalmar. Tais aspectos serão observados na História de gentibus septentrionalibus, de Olaus Magnus, último arcebispo católico romano dos suecos, já no exílio. Destarte, observaremos os diversos significados que heresia e heterodoxia recebem na obra citada.
DOI: 10.5935/2179-0019/plura.v8n2p19-53
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).