Os batistas brasileiros e o golpe militar de 1964 / Brazilian Baptists and the military coup of 1964
Keywords:
Golpe. Ditadura. Protestantes. Batistas. Manifesto dos Ministros Batistas do Brasil.Abstract
O ano de 1964 no Brasil foi de forte efervescência político-social e culminou com o Golpe e a Ditadura Militar. Havia um grande receio por parte de vários setores da sociedade, incluindo os religiosos, da implantação do comunismo no país. Tal fato fez com que diversos grupos, antes antagônicos, se juntassem para defender um novo inimigo comum. Por meio de uma análise bibliográfica, este artigo busca entender como se posicionou o grupo protestante dos batistas, representados pela Convenção Batista Brasileira e Mineira, frente a este marcante acontecimento da sociedade brasileira.
DOI: 10.5935/2179-0019/plura.v8n2p101-118
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-03-24
How to Cite
Leal, J. S. (2018). Os batistas brasileiros e o golpe militar de 1964 / Brazilian Baptists and the military coup of 1964. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 8(2, jul-dez), 101–118. Retrieved from https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1463
Issue
Section
500 Anos da Reforma Protestante / 500th Anniversary of Protestant Reformation
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).