Flores do vazio: sobre a natureza de si e do mundo no zen budismo
Keywords:
Flor. Zen budismo. Natureza de si. Natureza do mundo. Natureza búdica.Abstract
Resumo
O zen budismo sempre valorizou a natureza. A partir dela pode-se entender sobre a natureza de si mesmo e do mundo. A flor, como expressão dessa natureza, tem papel relevante. Desde Buda até autores atuais da tradição, percebe-se a utilização da flor como símbolo. Para além de explicações teóricas, o que o zen enfatiza é o instante onde uma flor simplesmente é. Este artigo investiga o uso desta simbologia desde o exemplo proferido pelo Buda Sakyamuni, passando por alguns autores zen, tais como Dogen para a compreensão da natureza e seus desdobramentos – natureza de si e do mundo - além de trabalhar com outros conceitos da própria tradição, tais como vazio, taleidade, instante e realidade, para chegar à realização da única e mesma natureza de tudo e de todos, a natureza búdica.
DOI: 10.5935/2179-0019/plura.v8n1p65-79
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).