Os povos indígenas e a nova missão religiosa: o caso dos luteranos na Amazônia (décadas de 1970-1980) / Indigenous peoples and the new religious mission: the case of lutherans in Amazonia (1970s-1980s)

Autores

  • Rogério Sávio Link UFGD

Palavras-chave:

Missão Religiosa. Povos Indígena. Teologia da Libertação. COMIN.

Resumo

No decorrer da década de 1970, como expressão da Teologia da Libertação, toma corpo uma nova forma de entender e fomentar a missão entre povos indígenas no Brasil; uma missão que não visa mais a conversão desses povos, mas sim a conversão da sociedade como um todo em favor de seus direitos e demandas. Em 1972, é criado o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) que representa, para a Igreja Católica, a expressão missionária dessa nova visão teológica. Dez anos mais tarde, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), é criado o Conselho de Missão entre Índios (COMIN) também como expressão dessa teologia e claramente influenciado pelo trabalho do CIMI. Este artigo quer abordar essa nova perspectiva missionária no âmbito do COMIN e o que possibilitou essa mudança de perspectiva missionária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Sávio Link, UFGD

Doutor em Teologia (2008) pela Escola Superior em Teologia. Doutorando em História pela UFRGS e Pós-doutorando em História pela UFGD.

Downloads

Publicado

23-06-2015

Como Citar

Link, R. S. (2015). Os povos indígenas e a nova missão religiosa: o caso dos luteranos na Amazônia (décadas de 1970-1980) / Indigenous peoples and the new religious mission: the case of lutherans in Amazonia (1970s-1980s). PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 6(1, jan-jun), 144–156. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/808

Edição

Seção

Artigos de temática livre