Políticas educacionais e colonialidade

discurso religioso cristão nos debates atuais sobre gênero e sexualidade na escola

Autores

  • Marlon Silveira da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Gênero e sexualidade; Religião; Colonialidade; Políticas educacionais

Resumo

O contexto atual tem evidenciado um acirramento das disputas pelas políticas curriculares e educacionais, no Brasil, no que diz respeito aos conteúdos a serem desenvolvidos pelas escolas. O ataque sistemático à possibilidade de discussão de temas relacionados aos direitos sexuais e reprodutivos, nos últimos anos, tem se tornado uma das mais evidentes manifestações da bancada religiosa cristã. Orientados pelos chamados estudos decoloniais propostos por María Lugones (2008), Aníbal Quijano (2005) e Walter Mignolo (2008a, 2008b, 2017), além das contribuições dos estudos curriculares de Elizabeth Macedo (2016) e da pesquisa bibliográfica e documental, temos como objetivo refletir sobre manifestações públicas de alguns atores políticos identificados como cristãos, e que representaram um retrocesso à agenda de Direitos Humanos no país e, principalmente, no que diz respeito às discussões de gênero e sexualidade no espaço escolar. Como resultado, foi possível perceber que tais discursos, ao se ampararem em valores morais cristãos, na disputa por significar os conteúdos que deveriam ser contemplados por documentos como o Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular, agudizaram processos de exclusão e discriminação, demonstrando a ainda intrínseca relação entre religiões cristãs, colonialidade e educação.

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Biografia do Autor

Marlon Silveira da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor substituto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Integrante do Grupo de pesquisa “Giros Curriculares: cultura e diferença”. É bolsista de Pós-doutorado Jr., sendo este estudo financiado pela FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Processo SEI  260003/005791/2022 e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, SEI Nº 01300.008811/2022-51. E-mail: marlon_ltbg@hotmail.com.

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

da Silva, M. S. (2024). Políticas educacionais e colonialidade: discurso religioso cristão nos debates atuais sobre gênero e sexualidade na escola. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 15(3), 296–318. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/2416