“O lugar recomendado para iniciar o trabalho entre o povo alemão”
a influência da interseção religiosa dos mórmons sobre os imigrantes europeus em Joinville (1928-1935)
Palavras-chave:
Santos dos Últimos Dias, Mórmon, Migração, ReligiãoResumo
Os Santos dos Últimos Dias, frequentemente referidos como mórmons, apresentam uma narrativa histórica intrinsecamente ligada a processos migratórios desde sua fundação, marcada pelo estabelecimento no Oeste dos Estados Unidos. No contexto brasileiro, os primeiros adeptos dessa fé foram, em sua maioria, imigrantes europeus, especialmente de origem alemã. Dessa forma, observamos a formação de uma comunidade religiosa caracterizada pela diversidade de origens étnicas e culturais, unidas pela adesão a uma fé de matriz estadunidense. Este artigo tem como objetivo analisar como essa intersecção religiosa influenciou as crenças e práticas religiosas dos imigrantes europeus de Joinville, Santa Catarina, que aderiram a essa fé. Além disso, o texto aborda exemplos de perseguições à fé do imigrante e sua interação cotidiana com não-imigrantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).