A linguagem cinematográfica de Wagner de Assis como interseção entre espiritualidade, saúde e educação / The cinematographic language of Wagner de Assis as an intersection between spirituality, health and education
Resumo
Wagner de Assis é carioca (Rio de Janeiro /1971), formado em Jornalismo pela Faculdade da Cidade e em Cinema pela New York Film Academy. Iniciou sua carreira jornalística em 1993 na TV Globo e em 1977 criou a Cinética Filmes. Com 27 anos de profissão no jornalismo e 23 anos de labor no cinema, atualmente desenvolve trabalhos como diretor, produtor e roteirista de filmes, tendo se notabilizado por inserir no setor cinematográfico obras com vertentes espiritualistas. Agrega em seu currículo longas-metragens com temáticas diversas e apresentados em dezenas de países; publicações literárias; autoria de telessérie; colaborações em novelas; e segue ativamente desenvolvendo novos projetos.
Partindo do princípio de que os meios de comunicação possibilitam o exercíciode linguagens que permitem a circulação de percepções sob as mais variadas tônicas em contextos transdisciplinares e multiculturais, este pode impactar espectadores contribuindo tanto para a reprodução, quanto para o questionamento de realidades sociais (Martins et al., 2016). Nestes termos, entendemos que Wagner de Assis é detentor de expressiva representatividade no cenário audiovisual. O mesmo versa sobre o seu foco sutil em problemáticas imbuídas em suas obras que perpassam por vertentes que movimentam a saúde coletiva brasileira ao abordar tópicos de incidência global, universalizando o caráter antropológico.
Neste sentido, a utilização do meio de comunicação, o cinema, figura com valioso recurso produtivo que funciona como verdadeiro registro etnológico (Codato, 2010), se apodera da ligação das artes com a vida social dotado das práticas opífises com potenciais não somente estéticos, mas gnosiológicos, éticos, culturais e políticos (Žižek, 1995). Espiritualidade, saúde mental e a educação para a vida e para a morte são temas abordados neste trabalho. Nosso entrevistado concordou gentilmente em responder aos questionamentos em agosto de 2019, demonstrando seu envolvimento e altruísmo para colaborar com causas comunitárias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).