Memória, mercado e biopoder na Salvador dos 1900: o curioso caso do professor Faustino / Memory, market and biopower in Salvador 1900: the curious case of professor Faustino
Resumo
Pretende-se nesse artigo discutir e descrever as disputas ocorridas entre o curandeiro Faustino Ribeiro Jr. e autoridades da cidade de Salvador-BA entre os anos de 1903 e 1904. Para tanto foram utilizadas matérias de jornais da época, o processo impetrado contra Faustino, além de artigo publicado na Gazeta Médica da Bahia. Discute-se aqui, não apenas o quanto os processos modernizadores e secularizantes no interior de formações estado-nacionais particulares seriam impeditivos da religiosidade, mas também, como tais processos acabariam contribuindo, mesmo que involuntariamente, para a ressignificação de magia e da religião. Assim, explora-se o quanto em processos de modificação acelerada das formas de vida, se expressariam antinomias entre a consolidação das memórias coletivas de duração biográfica, e a reconstrução histórica póstuma, tudo isso no interior de complexas interações entre agentes diferencialmente posicionados.
Palavras-chave: Cura. Disputa. Memória. Religiosidade. Secularização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).