A Pandemia e a Igreja Católica no Brasil
Algumas reflexões sobre a postura do episcopado Brasileiro para o enfrentamento da pandemia do covid-19
Resumo
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apontar a posição que o Episcopado brasileiro, mormente os arcebispos, em diferentes regiões do país adotou frente a pandemia do Convid-19. A proposta é interpretar como os arcebispos, via notas oficiais, reagiram as restrições de aglomerações. Quais caminhos eles apresentaram, que postura adotaram. Num primeiro momento buscar-se-á apresentar a cronologia dos documentos exarados pelos arcebispos tentando revelar em que medida os prelados ouviram as recomendações sanitárias e quais foram suas decisões, a favor ou contra. Num segundo passo, apresentar o conteúdo das notas e os argumentos. Por fim, elencar modelos e propostas eclesiais que despontam a partir daquilo que os bispos escreveram e como isso pode ser catalisador de novas propostas pastorais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).