"O veneno da heresia deve ser queimado”/ The virus of heresy must be burned: catholic anti-protestantism in the press of state of Pernambuco (1895-1910)

o antiprotestantismo católico na imprensa pernambucana (1895-1910)

Autores

  • César Gomes Universidade Federal de Alagoas

Resumo

O antiprotestantismo pode ser compreendido como o ataque institucional de agentes católicos direcionado as religiões reformadas. A observação dessa prática releva a dinâmica do campo religioso de uma determinada sociedade. Desde a segunda metade do século XIX verificam-se o início das atividades missionárias norte-americanas no território brasileiro. Nos jornais da época pode ser encontrada referencias dos trabalhos de diferentes denominações protestantes em diversas localidades. Em contrapartida, a igreja católica, que também sofria um processo de reorganização institucional, passou a elaborar meios de combater o avanço do protestantismo, estratégia ampliada após a instalação da República. O texto em questão tem como objetivo trazer as reflexões preliminares de um estudo com a pretensão de analisar os embates entre católicos e protestantes na região norte do Brasil. Esses conflitos são entendidos como disputas pelo espaço religioso e marcados pela mobilização e articulação com grupos sociais dominantes.

Palavras-chaves: Conflitos religiosos, imprensa, história do nordeste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05-03-2021

Como Citar

Gomes, C. (2021). "O veneno da heresia deve ser queimado”/ The virus of heresy must be burned: catholic anti-protestantism in the press of state of Pernambuco (1895-1910): o antiprotestantismo católico na imprensa pernambucana (1895-1910). PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 11(2), 90–124. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1702

Edição

Seção

Artigos / Articles: Temática livre / Free subject