ABHR e CEHILA-Brasil: uma parceria acadêmica de 20 anos
Resumo
A contribuição da ABHR e do CEHILA-Brasil para os estudos de História do Cristianismo, das Religiões e do fenômeno religioso, de um modo geral, especialmente entre os historiadores em nosso país, é inegável e incontestável. Vários participantes do CEHILA-Brasil estavam nas primeiras horas da criação da Associação Brasileira de História das Religiões como sócios fundadores. Porque viram no projeto da ABHR a possibilidade de aprofundar o eixo “acadêmico-religioso” do CEHILA-Brasil. Qual era o perfil destes historiadores? Qual foi o tipo de contribuição dada à nova organização? Que efeitos trouxe para o próprio CEHILA-Brasil? O objetivo deste texto é fazer uma “memória analítica” da participação dos membros do Centro de Estudos em História da Igreja, Área Brasil (CEHILA-Brasil), na fundação e organização da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR).
Palavras-chave: Historiografia. História das Religiões. História do Cristianismo no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).