O ensino religioso do estado do Espírito Santo: uma análise curricular / The religious education of the state of Espírito Santo: a curricular analysis
Resumo
A disciplina do ensino religioso (ER) no estado do Espírito Santo atravessou mudanças significativas quanto sua ênfase e consequentemente a formação de seus professores desde a década de 1970 até o ano de 2009, passando do confessional ao inter-religioso. Afim de fornecer os conteúdos para essa disciplina a Secretaria de Estadual de Educação elaborou um currículo específico para o ER contando com um especialista da área para escrever a parte teórica e outros professores de áreas distintas da educação para redigir a divisão dos conteúdos por série. Mesmo sendo considerado um avanço ter um currículo específico para a disciplina, o fato de terem diversos autores incluídos na elaboração do documento trouxeram algumas intercorrências para o mesmo podendo dificultar sua prática na sala de aula. Nesse sentido esse artigo procura evidenciar tais intercorrências, buscando compreender qual o substrato epistemológico que sustenta o currículo e quais seriam os efeitos na prática docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).