O ensino religioso do estado do Espírito Santo: uma análise curricular / The religious education of the state of Espírito Santo: a curricular analysis

Autores

  • Nathália Ferreira de Sousa Martins

Resumo

A disciplina do ensino religioso (ER) no estado do Espírito Santo atravessou mudanças significativas quanto sua ênfase e consequentemente a formação de seus professores desde a década de 1970 até o ano de 2009, passando do confessional ao inter-religioso. Afim de fornecer os conteúdos para essa disciplina a Secretaria de Estadual de Educação elaborou um currículo específico para o ER contando com um especialista da área para escrever a parte teórica e outros professores de áreas distintas da educação para redigir a divisão dos conteúdos por série. Mesmo sendo considerado um avanço ter um currículo específico para a disciplina, o fato de terem diversos autores incluídos na elaboração do documento trouxeram algumas intercorrências para o mesmo podendo dificultar sua prática na sala de aula. Nesse sentido esse artigo procura evidenciar tais intercorrências, buscando compreender qual o substrato epistemológico que sustenta o currículo e quais seriam os efeitos na prática docente.

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Publicado

30-12-2020

Como Citar

Martins, N. F. de S. (2020). O ensino religioso do estado do Espírito Santo: uma análise curricular / The religious education of the state of Espírito Santo: a curricular analysis. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 11(1), 99–127. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1641

Edição

Seção

Artigos de temática livre