Acerca do Modelo Padrão da Ciência Cognitiva da Religião e algumas de suas implicações epistemológicas
Resumo
O presente artigo almeja caracterizar o assim chamado modelo padrão da Ciência Cognitiva da Religião (CCR) em termos de seus aspectos histórico-descritivos, apontando, nesse processo, algumas de suas implicações epistemológicas. Adicionalmente, como forma de contextualizar nossos objetivos, iremos discorrer brevemente acerca do Cognitivismo, escola vinculada à Ciência Cognitiva, cujas peculiaridades impactaram diretamente o desenvolvimento inicial da CCR. Por fim, discutiremos a noção de que, apesar do modelo padrão não corresponder ao atual estado da arte para o estudo cognitivo das religiões, ele permanece balizador para os autores guiados por esse programa de pesquisa e pelos pressupostos cognitivistas nele subscritos.
Palavras-chave: Ciência Cognitiva da Religião. Modelo Padrão. Ciência Cognitiva. Cognitivismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).