Religião, migração e ação social: a Igreja Adventista do Sétimo Dia em pauta
Resumo
O artigo apresentado tem como objetivo abordar a relação que a Igreja Adventista do Sétimo Dia mantém com ação social e migrantes em São Paulo. O método utilizado para essa abordagem consistiu em levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. Como resultado pudemos constatar que a Igreja Adventista do Sétimo Dia atua com bastante ênfase na ação social, por meio da qual se relaciona também com alguns grupos de imigrantes em São Paulo. Esse cenário não é novo, mas traz uma história marcada pelas ideias de sua principal fundadora, Ellen G. White, que enfatizou a ação social e alcance aos imigrantes no início do movimento e que se estende através de concepções sustentadas pelo movimento até os dias de hoje. Uma realidade dentro de um quadro extremamente complexo que envolve a temática migração na cidade de São Paulo.
Palavras-Chave: Religião. Migração. Ação Social. Adventista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).