O uso religioso da Internet no Brasil
Palavras-chave:
Internet, Religião, BrasilResumo
A intenção deste texto é socializar algumas observações feitas nestes últimos dez anos a respeito da utilização que indivíduos, grupos e instituições têm feito da Internet para tornar públicas no Brasil suas crenças e traços identitários religiosos. Com isso, pretende-se contribuir para a compreensão do, até certo ponto, recente “mercado religioso brasileiro”, observando mais atentamente o impacto dessa nova mídia neste processo. Outrossim, buscar-se-á verificar até que ponto a noção de “mercado religioso” proposta por autores como Rodney Stark, William Sims Bainbridge, Laurence Iannaccone e Roger Finke, se mostra útil à prospecção de elementos analíticos interessantes para a compreensão da utilização que indivíduos e grupos fazem da Internet.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21-09-2010
Como Citar
Jungblut, A. (2010). O uso religioso da Internet no Brasil. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 1(1, Jul-Dez), 202–212. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/15
Edição
Seção
Seção Temática: Mediações na Religiosidade Popular
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).