Ciência da Religião e transposição didática: compreensão e impacto no ensino religioso / Study of Religion and didactic transposition: understanding and impact on religious teaching
Palavras-chave:
Ciências da Religião. Transposição Didática. Ensino Religioso.Resumo
O desafio em torno da transmutação do saber produzido nos espaços científicos para os espaços escolares tem sido objeto da transposição didática. Trata-se de adequar determinado objeto do saber apto para o ensino. Nesse sentido, o estudo sobre religiões, em toda sua complexidade, como objeto de saber da Ciência da Religião enfrenta também esse desafio na sua adoção como área do saber a ensinar nos cursos de formação inicial de professores e do saber ensinado dos seus resultados no Ensino Religioso. Essa construção é recente e já conta com várias experiências no país em meio ao desafio epistemológico e político que persiste na definição da Ciência da Religião como área científica que assegura autonomia teórico-metodológica e pedagógica ao ensino religioso como os demais objetos do saber escolar.
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