O Inferno nórdico? Um estudo interpretativo sobre Náströnd / The Norse hell? An interpretive study of Náströnd
Palavras-chave:
Náströnd. Mitologia nórdica. Religião nórdica antiga. Vida após a morte.Resumo
Na mitologia nórdica encontramos menções a distintos mundos da morte como Valhala e Hel, porém, nestes locais do além, os mortos não sofriam. No entanto, em Náströnd, um sombrio salão cheio de cobras e veneno, os criminosos ali eram punidos. A proposta deste artigo é analisar se dentro das crenças da religião nórdica antiga haveria noções de punição que pudessem ajudar a compreender o mito de Náströnd, como local da morte onde almas sofreriam. Para isso realizamos um estudo de análise mitológica, simbólica e histórico-religiosa no intuito de compreender noções básicas das concepções de vida após a morte na mitologia e religião nórdica. Para o embasamento teórico adotamos as obras de alguns escadinavos entre os quais Christopher Abram, Eldar Heide, Hilda Davidson, John Lindow, Johnni Langer, Kees Samplonius, Raymond Page e Sigurd Nordal.
DOI: 10.5935/2179-0019/plura.v8n1p183-211
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).