Repensando o Ensino Religioso na educação pública estadual no Amapá / Rethinking Religious Education in state public education in Amapá

Autores

  • Elivaldo Serrão Custódio FACULDADES EST
  • Eugenia da Luz Silva Foster Universidade Federal do Amapá
  • Oneide Bobsin Faculdades EST

Palavras-chave:

Ensino religioso. Formação docente. Educação pública. Amapá.

Resumo

Este texto tem por objetivo repensar o Ensino Religioso Escolar (ERE) na educação pública estadual no Amapá. No Brasil não há um consenso em torno da oferta do ERE na educação pública. Entretanto, mesmo diante dessa polêmica, que varia de acordo com premissas de cada corrente defensora e/ou contestadora, o ERE escolar, enquanto mais um componente curricular, em muitos casos, ainda é ofertado de forma proselitista. O texto traz uma análise crítica feita com base no exame de dados empíricos coletados em campo e que apresenta um ERE ainda comprometido com o proselitismo cristão. Como resultados desta pesquisa, constatamos que, no Amapá, a discussão sobre a diversidade religiosa e cultural no ERE, do ponto de vista prático, é inexistente não contemplando, em sua plenitude, práticas antirracistas na formação docente, nas orientações curriculares e pedagógicas.

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Biografia do Autor

Elivaldo Serrão Custódio, FACULDADES EST

Doutorando em Teologia pela Escola Superior de Teologia (Faculdades EST) em São Leopoldo/RS, Brasil. Bolsista da CAPES. Docente da Secretaria de Estado de Educação do Amapá (SEED). Membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Identidade Religiosa e Práxis Educativa e do Grupo de Pesquisa Identidade (Faculdades EST), do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade (CEPRES-UNIFAP/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Educação, Relações Étnico-raciais e Interculturais (UNIFAP/CNPq).  E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com

Eugenia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá

Professora Associada I da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá/AP, Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Fluminense (UFF). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Educação, Relações Étnico-raciais e Interculturais, cadastrado no CNPq. E-mail: eugenia.luz@hotmail.com

Oneide Bobsin, Faculdades EST

Professor Titular de Ciências da Religião dos Cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Teologia da Faculdades EST, em São Leopoldo-RS, Brasil. Mestre em Ciências da Religião e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Líder do Grupo de Pesquisa Identidade, Coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Protestantismo (NEPP) e editor de Protestantismo em Revista da Faculdades EST. E-mail: obobsin@est.edu.br

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Publicado

06-07-2016

Como Citar

Custódio, E. S., Foster, E. da L. S., & Bobsin, O. (2016). Repensando o Ensino Religioso na educação pública estadual no Amapá / Rethinking Religious Education in state public education in Amapá. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 7(1, jan-jun), 324–341. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1132

Edição

Seção

Artigos de temática livre