Repensando o Ensino Religioso na educação pública estadual no Amapá / Rethinking Religious Education in state public education in Amapá
Palabras clave:
Ensino religioso. Formação docente. Educação pública. Amapá.Resumen
Este texto tem por objetivo repensar o Ensino Religioso Escolar (ERE) na educação pública estadual no Amapá. No Brasil não há um consenso em torno da oferta do ERE na educação pública. Entretanto, mesmo diante dessa polêmica, que varia de acordo com premissas de cada corrente defensora e/ou contestadora, o ERE escolar, enquanto mais um componente curricular, em muitos casos, ainda é ofertado de forma proselitista. O texto traz uma análise crítica feita com base no exame de dados empíricos coletados em campo e que apresenta um ERE ainda comprometido com o proselitismo cristão. Como resultados desta pesquisa, constatamos que, no Amapá, a discussão sobre a diversidade religiosa e cultural no ERE, do ponto de vista prático, é inexistente não contemplando, em sua plenitude, práticas antirracistas na formação docente, nas orientações curriculares e pedagógicas.Descargas
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Publicado
2016-07-06
Cómo citar
Custódio, E. S., Foster, E. da L. S., & Bobsin, O. (2016). Repensando o Ensino Religioso na educação pública estadual no Amapá / Rethinking Religious Education in state public education in Amapá. PLURA, Revista De Estudos De Religião PLURA, Journal for the Study of Religion, 7(1, jan-jun), 324–341. Recuperado a partir de https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1132
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