Valores e princípios religiosos de estudantes de Serviço Social da Universidade Federal de Integração Latino-Americana / UNILA
Palabras clave:
Estudantes Universitários. Religião. Religiosidade., laicidade, VALORES RELIGIOSOS, PRINCÍPIOS RELIGIOSOSResumen
O texto que se apresenta tem como objetivo trabalhar a temática da religião e religiosidade dos/das estudantes de serviço social da Universidade Federal de Integração Latino-Americana / UNILA, construir um perfil destes estudantes e demonstrar como valores e princípios religiosos os influenciou na escolha do curso e influencia suas análises sobre temas emergentes relacionados aos direitos humanos. Para o cumprimento destes objetivos foram aplicados questionários e realizada uma revisão de literatura. O resultado da pesquisa nos mostrou que muitas pessoas escolhem o curso de serviço social influenciadas por valores e princípios e religiosos, pela ideia da caridade e da ajuda. Em que pese este resultado, importa que ao longo do processo formativo há uma significativa queda no sentido atribuído aos valores e princípios religiosos ao longo do processo formativo. Além disso, os/as estudantes demonstraram conseguir refletir sobre a temática dos direitos humanos para além de concepções conservadoras e religiosas, mas a partir de um movimento de busca reflexiva com base no proposto pelo Projeto ético-político profissional.
Descargas
Citas
ABEPSS – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Diretri-zes gerais para o curso de Serviço Social. Rio de Janeiro: ABEPSS, 1996.
AMARAL, Wagner Roberto do; LUCIANO, G. J. S. Povos indígenas e educação superior no Brasil e no Paraná: desafios e perspectivas. In: Integración y Conocimiento. Córdoba, v. 10, 2021. p. 13-37.
BELTRÃO, Kaisô Iwakami; TEIXEIRA, Moema De Pol. O vermelho e o negro: Viés de cor e gênero nas carreiras universitárias. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Ciências Estatísti-cas, 2005. (Texto para Discussão, 19).
BONFIM, Paula. Conservadorismo moral e serviço social: a particularidade da formação moral brasileira e sua influência no cotidiano de trabalho dos assistentes sociais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.
CFESS – CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Serviço social: valorize essa profissão!. Brasília: CFESS, 2006.
DUTRA, Patrícia Vicente. Manifestações sociorreligiosas dos Assistentes Sociais e suas repercussões imediatas nas práticas laborais do tempo presente ao oeste do Paraná. Dis-sertação (Mestrado em Serviço Social). Toledo: Universidade Estadual do Oeste do Para-ná, 2017.
DUTRA, Patrícia Vicente. Religião, Religiosidade e Serviço Social: um estudo sobre a pre-sença da religião e da religiosidade na prática profissional do Serviço Social na atualida-de. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Londrina: Universida-de Estadual de Londrina, 2012.
DUTRA, Patrícia Vicente. Valores e princípios religiosos em estudantes de serviço social da Universidade Federal de Integração Latino-Americana. Tese (doutorado). Londrina: Uni-versidade Estadual de Londrina, 2023.
HERVIEU-LÉGER, Danièle; WILLAIME, Jean-Paul. Sociologia e Religião: abordagens clássi-cas. Trad. de Ivo Storniolo. Aparecida: Ideias & Letras, 2009.
IAMAMOTO, Marilda Villela; CARVALHO, Raul de. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 25º ed. São Paulo: Cortez; Lima, Peru: CELATS, 2008.
KOBAYASI, Susana. Religião e Serviço Social: religião e religiosidade dos estudantes do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2016.
MARIZ, Cecilia Loreto. Pentecostalismo: mudança do significado de ter religião [Entrevis-ta cedida a] Thamiris Magalhães e Graziela Wolfart. In: IHU on-line. São Leopoldo, n. 400, agosto de 2012. Disponível em https://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/4591-cecilia-lore to-mariz#:~:text=No%20mundo%20pentecostal%20e%20protestante%2C%20apenas%20 se%20deve%20se%20identificar,do%20universo%20do%20sem%20religi%C3%A3o. Acesso em 24 de junho de 2023.
NETTO, José Paulo. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no pós-64. 16º ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PINHEIRO, Lucí Faria. Serviço Social, religião e movimentos sociais no Brasil. Rio de Janei-ro: Gramma, 2010.
QUINTÃO, Graziela Ferreira. A questão religiosa no trabalho do assistente social: frag-mentos de uma investigação na atualidade. Dissertação (Mestrado em Política Social). Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2012.
SANTANA, Juliana Aguiar. Assistentes sociais e religião: um estudo sobre os impactos da religiosidade no exercício profissional do assistente social na contemporaneidade. Traba-lho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social). Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2010.
SILVA, Claudia Neves; DUTRA, Patrícia Vicente; LANZA, Fabio. A Relação entre Manifesta-ções Religiosas e o exercício profissional dos Assistentes Sociais: um estudo das contradi-ções e possibilidades no Norte do Paraná. In: Sociedade em Debate, n. 22, v. 2, 2016. Dis-ponível em https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1420/944. Acesso em 03 de março de 2023.
SILVA, Claudia Neves; LANZA, Fabio. A intolerância religiosa à brasileira: estudo de caso na cidade de Londrina/Paraná. In: Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universi-dade do Porto, v. XXXVII, 2019. p. 97-118. Disponível em https://ojs.letras.up.pt/index.php/ Sociologia/article/view/6376. Acesso em 05 de março de 2023.
SIMÕES NETO, José Pedro. Assistentes sociais e religião: um estudo Brasil/Inglaterra. São Paulo: Cortez, 2005.
SOUZA, Regiane Renata de; SILVA, Claudia Neves da. A religiosidade do assistente social. In: Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas 2016, Paraná. Anais [...]. São Paulo: Edi-tora Edgard Blücher, 2016. p. 1679-1687.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA. Painel Integrado de Indi-cadores e Informações Institucionais. Disponível em https://portal.unila.edu.br/acessoainfor macao/painel-integrado. Acesso em 02 de março de 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).